quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Tropicália para século XXI !

Bom pessoal, é o seguinte, hoje estava no colégio e tive uma aula super legal de história da arte ( lógico que eu sempre presto atenção, afinal arte tem tudo a ver com adolescência! ) que me fez ter várias idéias...
Era sobre um movimento conhecido por "Tropicália".
-se quiserem entender melhor, deem uma lida nesse site:
Para começar, vou dar uma breve resumida no movimento:
O Tropicalismo começou em 1967, foi um movimento de ruptura que sacudiu o ambiente da música popular e da cultura brasileira. Tinha como participantes Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, entre outros.
Os Tropicalistas procuravam universalizar a linguagem da MPB, incorporando elementos da cultura jovem mundial, como rock, psicodelia e guitarra elétrica. Eles tinham como objetivo de quebrar a imagem do Brasil "Carmem Miranda" que tinha lá fora, onde aqui era tudo festa, sol, praia e garotas de biquini.
Foi um movimento antropofágico, que, no sentido figurativo significa pegar uma cultura interna, "digeri-la" com a sua cultura, e "deglutir" uma nova cultura. Tem o sentido de criar uma nova arte misturando o estrangeiro com o nacional;
É também um movimento Hippie (Psicodélico);
E esses jovens não são contra a ditadura que está ocorrendo na época, apenas querem mostrar o Brasil, fazer com que as pessoas tomem consciência da realidade do país, faze-las refletir, para que depois possam tomar uma atitude. Elas lutam contra o preconceito.

Essas foram as minhas anotações da aula, está bem resumido.

Mas bom, agora vou falar o que eu fiquei pensando sobre tudo isso. Naquela época estava ocorrendo a ditadura militar, muitas coisas eram proibidas, e muitas pessoas foram presas por 'falar a verdade'. Até mesmo esse movimento, que começou através de um festival de música, em que as mensagens eram passadas através das músicas, e os protestos podiam ser encontrados nas 'entrelinhas' delas. Se os compositores nao usassem a música metafórica para os protestos, não seria possível a aprovação das letras pelos militares. Acho que até seja por isso que o movimento acabou um ano depois, reprimido pelo governo. Mas esse um ano já foi suficiente para marcar a cabeça das pessoas.
A Tropicália transformou os critérios de gosto vigentes, não só quanto à música e à política, mas também à moral e ao comportamento, ao corpo, ao sexo e ao vestuário. A contracultura hippie foi assimilada, com a adoção da moda dos cabelos longos encaracolados e das roupas escandalosamente coloridas.
Mas, agora, fazendo um paralelo com o nosso século, em que o movimento já não existe mais. Percebe que o objetivo era abrir a cabeça das pessoas, mostrar para elas a verdade, para que essas refletissem e tomassem uma atitude. Tudo muito lindo, muito bonito, mas então por que hoje em dia não temos mais isso ?

Afinal, o Brasil ainda tem vários problemas, como por exemplo corrupção, violência, miséria, poluição...
E ainda somos conhecidos por muita gente lá fora, como o país do samba, da festa, da caipirinha, do carnaval, das mulheres de biquini nas praias...

Se a Tropicália foi um movimento que mudou esse pensamento na época, e abriu caminho para uma solução dos problemas, acho que devemos agir agora também.

Afinal, não estamos mais na época da ditadura ! Somos livres, podemos mostrar nossos pensamentos, falar o que quisermos, enfim, agir !
E quando falo em agir, não me refiro necessariamente a grandes atitudes, são coisas simples e pequenas que podemos fazer no dia-a-dia para mudar nosso país.
Quer um exemplo ? Qual foi a última vez que você ajudou algum cego atravessar a rua, ou então ajudou uma velhinha com as sacolas na feira, e até mesmo deu um sanduíche a uma pessoa que estava passando fome? Qual foi a última vez que você cobrou dos políticos o que eles haviam prometido ( afinal, reclamar todo mundo faz, mas parece que tomar uma atitude e realmente cobrar é muito difícil né.) ou então jogou um papelzinho na rua simplesmente porque 'só um não entope boeiros' ou porque 'todo mundo faz'. Qual foi a última vez que você colaborou separando o lixo reciclável, ou qual foi a última vez que você lembrou de tomar um banho mais curto para não desperdiçar tanta água e energia?E qual foi a última vez que você corrigiu a imagem do Brasil de um
Essas coisas podem parecer simples, mas são fundamentais para começarmos a ver mudanças de verdade na nossa sociedade.
Afinal, somos nós os responsáveis por tudo isso ! Se quisermos mudanças, precisamos agir, e não ficar sentado de braços cruzados esperando alguém fazer !
É dia pessoal, e a hora é agora ! Estamos fazendo com que o lugar em que vivemos seja bom e bonito para todos !


Duda

Nenhum comentário: