sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Família: os extras do pacote

Quem disse que família é algo definido, que é sempre igual ?
Que comprando o pacote, viria tudo bonitinho, exatamente como o previsto ?
É claro que não é assim né. Cada família traz consigo uma enorme bagagem, várias mudanças de planos, imprevistos, e várias outras coisas que fazem com que a nossa viagem nesse mundo varie entre extremamente boa até insuportavelmente terrível.
Mas sem ela, já reparou como nossas vidas seriam vazias ? Você pode até não concordar comigo agora, mas pense um pouco. Tudo que você é agora, as bases da sua educação, dos seus conceitos, dos seus princípios... Foram todos influenciados, de um jeito ou de outro, pela sua famíla. Pelas pessoas que têm convivido com você desde seus primeiros movimentos, seus primeiros passos. Pessoas que te ensinaram a andar, te ensinaram a falar, e te explicaram porque não podemos brigar com os amigos e porque tínhamos que frequentar a escola todos os dias.

Mas talvez essas mesmas pessoas, que te ajudaram em tantas coisas, chegaram num momento em que simplesmente lhe deram as costas. Em uma época que você estava mudando tanto, aprendendo a conviver com sua nova cabeça, tentando aprender a se virar no mundo por conta própria, e que tanto precisava de um apoio. Elas não estavam lá para isso. Talvez por elas mesmas não saberem o que fazer, ou por simples acomodação. Afinal, se te ajudaram em tantas outras épocas difíceis, por que na adolescência parece que todo mundo 'esquece' da gente ?
E daí começam as cobranças, a desconfiança, a falta de compreenção e de carinho. Querem tudo da gente, mas não se esforçam para isso. Querem que contamos o que se passa de verdade, mas não dão ouvidos. Querem que sejamos sinceros e digam-lhes as coisas que estamos fazendo, mas nos punem pela realidade. Não aceitam que as coisas não são fáceis, e dizem que não temos preocupações na vida. Mas admitem que a adolescência é uma das fases mais conturbadas e de maiores decisões de toda nossa vida.
E daí crescemos. E toda essa fase passa, e eles voltam a nos tratar como antes. Talvez não exatamente igual, pois agora somos adultos assim como eles. Mas toda a fase da adolescência é 'esquecida', os problemas que passamos e a ausência deles nessa época são jogados no fundo do baú, como se jamais tivessem acontecido.
E assim continua, geração após geração. Acho que tínhamos que acabar com isso, porque aposto que você fala que vai ter uma relação diferente com seus filhos, mas chegando lá, vai ser tudo igual. Por mais que você ache que não, a adolescência não é algo estático, e você vai se enrolar alguma hora. Isso porque nossas opiniões formadas sobre ela, ou do que a gente passou, podem não ser as mesmas do adolescente que você tentará ajudar.
Por isso que alguns extras não são sempre bem vindos.
Mas do mesmo jeito, sempre levamos algo das viagens, alguma coisa positiva, e isso que é importante. O que precisamos fazer é nos esforçar para que o durante seja tão bom quanto o final.

Duda

Nenhum comentário: