terça-feira, 28 de outubro de 2008

Auto-estima melhora a vida

Gente, esse é um artigo que saiu no site da Nestlé, não é de minha autoria, mas achei muito bom !

Quem tem amor por si mesmo confia na sua capacidade e consegue encontrar as saídas para os problemas com mais facilidade.

Você vive reclamando que sua vida não está boa, nenhum dos seus sonhos se realiza e vive levando rasteira? Seu problema pode ser falta de auto-estima, ou como diziam nossas avós, "ausência de amor próprio". Isto significa que o valor que dá às suas vitórias é tão pequeno que acaba só enxergando os fracassos ou aquilo que ainda não alcançou. Por exemplo, você conseguiu comprar seu apartamento, mas só se lembra que ele é menor do que gostaria e não está localizado no melhor bairro da cidade. Ou emagreceu e está malhando, mas fica no espelho procurando por defeitos. Este desmerecimento pelos seus feitos é sinal de falta de amor por si mesmo, mas esse problema tem solução. Para a psicoterapeuta Amelia Nascimento*, a auto-estima é um trabalho diário e exige dedicação na mesma proporção que se dá aos filhos, ao companheiro, ao conhecimento, à carreira, à saúde, à beleza. A primeira lição é fazer a você o que faz a quem mais ama: incentivar, elogiar, admirar, proteger, desejar o melhor, tratar bem, com carinho e atenção. É assim que você se trata? Pense nas vantagens. Uma delas é que, ao se proteger, você preserva sua dignidade, não permitindo abusos. Porém, caso isso aconteça, terá forças para reverter o problema a tempo, pois quem tem auto-estima reconhece sua capacidade e confia nela. "A reação é mais rápida e fica mais fácil resolver as dificuldades".
Coloque tudo em uma perspectiva realistaQuando tudo vai bem, a impressão que temos é que nossa auto-estima está nas nuvens. Mas o teste mesmo acontece quando algo sai do esquema desejado. Como manter a confiança ao fim de um relacionamento ou depois de ser demitido?A receita é buscar - sempre - o lado bom de uma situação e colocá-la em uma perspectiva realista. Por exemplo: lembre-se dos elogios que recebeu por sua competência profissional, avalie a situação econômica da empresa e os motivos que levaram seu chefe a tomar esta decisão. Você pode descobrir que estava no emprego apenas por medo de tentar novos desafios e que agora poderá tentar finalmente aquela mudança que tanto queria."Há uma tendência entre as pessoas de, ao enfrentar uma situação difícil, relembrar todos os fracassos, acreditar na incompetência, quando na verdade o que se deve fazer é lembrar das vitórias e dos elogios. Quem tem auto-estima consegue enxergar isso, mesmo sofrendo", diz ela.Com as dores do coração, é a mesma coisa. Alguém que se valoriza não se acha insignificante porque uma pessoa não o ama. Pode ser difícil no começo, mas com uma auto-estima calibrada é mais fácil superar as desilusões, pois existe a certeza de que foi uma fase que passou e que outras melhores virão.Trocar as lembranças ruins pelos acontecimentos bacanas ajuda a olhar de outra maneira para os problemas e pode até transformá-los em desafios. "Com o tempo, habitua-se a pensar primeiro no seu lado positivo, criando um novo canal na mente".E aí, está disposto a tentar? Então comece agora mesmo a fazer a você mesmo o que gostaria que os outros fizessem e a recompensa virá!
*Amelia Nascimento é psicoterapeuta, especialista em neurolingüística.

Nenhum comentário: