quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Ciúmes e consequências

Comentei no último post o ciúmes existente entre irmãos. Porém, todos sabemos que não é só entre irmãos que ele está presente.
Acho até que ele está mais entre nós do que imaginamos. Quero dizer, quem nunca sentiu ciúmes pelo menos uma vez da vida? Qualquer um que negar estará mentindo.
E aí entra até uma outra questão: a falsidade.
Muitas das pessoas que têm ciúmes não admite tê-lo, o que ocasiona no "fingir" um outro sentimento ao invés de mostrar o sentimento real. O que na minha opinião é tão ruim quanto inventar uma mentira sobre qualquer outra coisa.
Pensando nisso também, me vem outro significado para falsidade. Quando estamos juntos de alguém que temos ciúmes e não queremos mostrar para tal pessoa. Fingimos ser uma pessoa super cool, que não se preocupa com essas coisas, quando na verdade estamos nos corroendo por dentro.
Mas voltando ao ciúmes em si. Me considero uma pessoa muito ciumenta com quem eu gosto de verdade. E não digo aí dos amores, paixões e coisas do tipo. Pessoas como meu pai, melhores amigos, até mesmo da minha gata, que é tão importante quanto minha família para mim.
Mas me controlo muito bem, tento diferenciar quando o ciúmes é realmente necessário e quando não é. Aí talvez seja a parte mais complicada. Controlá-lo. Acho sim que muitas vezes sabemos quando o ciúmes não passa de uma vontade de termos essa determinada coisa ou pessoa só para a gente, sem dividir com mais ninguém, porém não conseguimos usar a razão nessas horas. E com isso muitas vezes acabamos brigando, nos estressando, por algo que provavelmente não é nem preciso.
Mas um dos ciúmes mais difíceis provavelmente é o relacionado a pessoa amada. Quando a gente ama tanto alguém, não queremos que ninguém ponha em risco nossa relação. Não queremos que ninguém ponha a perder tudo que construímos, com tanto carinho.
E para isso lutamos com unhas e dentes para eliminar todas as possíveis pessoas que podem atrapalhar. Mesmo que não façam isso intensionalmente, e principalmente as que fazem.
O que acho que devemos fazer é ir com calma. Analisar quando as coisas são reais e quando não passam de nossa imaginação.
E outra coisa também, e tentar sempre nos valorizar, tentar sentir-se melhor que tal pessoa, para não precisarmos nos preocupar se podemos perder quem a gente gosta para o inimigo. Mas não podemos ficar nos achando, apenas ter um boa auto-estima, isso sim é importante para lidar com ciúmes.
Questão difícil essa né, envolve tantas coisas... O que vocês acham ?
Duda

Um comentário:

Gabriel disse...

Eu acho ciúmes um sentimento bobinho, mas tipo, muito necessário e muito importante, e ao mesmo tempo, muito bonito também. =P
Ciúmes mostra quando você realmente gosta de alguém. =)